Resenhas & Livros

As melhores resenhas, para os melhores livros

Best-seller O tatuador de Auschwitz ganha nova edição com capa inspirada em série 

Quarta edição deste romance histórico revela segredos guardados por mais de 50 anos da história de amor e sobrevivência de Lale Sokolov e de Gita Fuhrmannova 

Best-seller O tatuador de Auschwitz ganha nova edição com capa inspirada em série 

Após o sucesso das obras de Heather Morris, que acumulam mais de 16 milhões de cópias vendidas, a Editora Planeta lança a quarta edição do best-seller mundial O tatuador de AuschwitzNesta nova tiragem, a capa é inspirada na série homônima que será lançada ainda este ano no Brasil. Este é o primeiro volume de uma trilogia, sendo os sucessores A viagem de Cilka e Três irmãs, todos lançados pela Planeta. No mês de maio, a editora lançou o quarto romance da autora, intitulado As irmãs sob o sol nascente. O livro apresenta um relato surpreendente e emocionante de amor e sobrevivência durante um dos períodos mais sombrios da humanidade.

Depois de guardar sua história por mais de 50 anos, Lale Sokolov resolveu confiar à Heather Morris a missão de revelar ao mundo o que viveu e testemunhou em Auschwitz. Para conceber o livro, a escritora passou três anos registrando as lembranças de Lale antes da morte. O homem, nascido na Eslováquia e filho de pais judeus que, aos 26 anos, foi levado ao campo de concentração na Polônia, recebeu a missão de tatuar outros prisioneiros e acabou se apaixonando por uma delas.

Em abril de 1942, Sokolov foi levado a Auschwitz. Quando os nazistas chegaram a sua casa, ele se ofereceu como mão de obra forte na esperança de que não fossem separar o resto da família. Já no local, os nazistas substituíram seu nome pelo número 32407 e, após trabalhar um período na expansão do campo, o prisioneiro contraiu febre tifoide e foi tratado por Pepan, um acadêmico francês que havia feito nele a tatuagem de identificação. O homem fez de Lale seu assistente e, em pouco tempo, havia se tornado o tatuador principal do campo de extermínio. Ainda que fosse acusado de compactuar com os carcereiros, Lale, aproveitava sua posição para ajudar outros prisioneiros, trocando joias e dinheiro por comida para mantê-los vivos e designando funções administrativas para poupar seus companheiros do trabalho braçal do campo.

Por dois anos, Sokolov tatuou centenas de milhares de prisioneiros com a ajuda de assistentes e essas tatuagens se tornaram um dos mais emblemáticos símbolos do Holocausto. Foi realizando essa função que ele conheceu Gita Fuhrmannova, prisioneira com quem se casaria e teria um filho anos depois. “Eu tatuei o número de identificação em seu braço esquerdo e ela marcou seu número em meu coração”, afirmou Lale durante entrevista à Heather Morris. Além de contar, de maneira emocionante e surpreendente, a história de amor entre Sokolov e Gita, O tatuador de Auschwitz traz informações sobre o Holocausto com base em pesquisas por parte da autora.

FICHA TÉCNICA 

  • Título: O tatuador de Auschwitz
  • Autora: Heather Morris
  • ISBN: 978-85-422-2695-9
  • 240 páginas 
  • R$ 69.90
  • Editora Planeta 

SOBRE A AUTORA 

Heather Morris nasceu na Nova Zelândia. Autora best-seller #1 no mundo todo, é apaixonada por histórias de sobrevivência, esperança e resiliência. Em 2003, enquanto trabalhava em um grande hospital de Melbourne, na Austrália, Heather conheceu um senhor que “talvez tivesse uma história para contar”. Esse senhor era Lale Sokolov, o tatuador de Auschwitz. O dia em que Lale e Heather se conheceram mudou de forma definitiva a vida dos dois. Dia a dia, conversa a conversa, sua amizade ficou cada vez mais forte, e dessa convivência nasceu o grande best-seller mundial O tatuador de Auschwitz. Sequência de O tatuador de AuschwitzA viagem de Cilka foi o segundo romance da autora. Logo depois veio Três irmãs, conclusão da Trilogia do Tatuador, com a história de três sobreviventes do Holocausto que conheceram Lale no campo de concentração e extermínio.  Juntos, os livros de Heather Morris já venderam mais de 16 milhões de exemplares no mundo. As irmãs sob o sol nascente é o quarto romance da autora.  

SOBRE A EDITORA 

Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência. 

Compartilhar

Resenhas recentes

Livro A montanha mágica. Autor Thgomas Mann. Editora Companhia das Letras