Resenhas & Livros

As melhores resenhas, para os melhores livros

Monja Coen lança livro inédito no qual compartilha reflexões sobre a experiência de envelhecer

A partir de relatos pessoais sobre a própria história de vida, a fundadora da Comunidade Zen-Budista Zendo Brasil conta como tem lidado com o processo de envelhecimento

Em cada instante nascemos e morremos bilhões de vezes - Monja Coen

Em cada instante nascemos e morremos bilhões de vezes. Já não sou quem fui há um instante. Li um livro, ouvi um pensamento diferente dos meus e morri para quem eu era. Renasci para um novo eu, que também não dura mais do que alguns milionésimos de segundo. Logo já sou outra e nunca a mesma.

– Monja Coen

Monja Coen retorna às livrarias com a nova obra Em cada instante nascemos e morremos bilhões de vezes, publicada pelo selo Academia, da Editora Planeta. Aos 77 anos e vivenciando a própria experiência de envelhecer, ela reflete sobre questões sensíveis que permeiam o processo de envelhecimento. De maneira vulnerável, a Monja Coen compartilha as histórias da própria vida e os questionamentos que surgem quando a morte parece cada vez mais próxima.

Em meio a dúvidas e incertezas, a autora entende que tudo e todos estão envelhecendo juntos, já que o processo de envelhecer inicia logo no momento do nascimento. Para a autora esta é uma jornada única, que começa muito antes da existência do ser humano, recomeça a cada despertar e cujo fim é impossível determinar. Ela explica que o envelhecimento não é um processo fixo, ele acompanha o passar do tempo que compõe cada pessoa, permitindo que elas evoluam e se transformem.

“No espelho acompanho as rugas se formando, os cabelos clareando, a vista enfraquecendo, os músculos afrouxando. Ainda que faça exercícios, tente fazer regimes, raspar os cabelos e os pelos que insistem em crescer no queixo, é diferente hoje. Na minha juventude não era assim. Agora tudo se transforma sem cessar: o corpo, a mente, o espírito. A vontade de viver jovem para sempre se perde, mas sem perder com ela a vontade de viver e ser. No espelho, vejo ainda a mãe idosa e jovem, a criança e a adolescente, a jornalista, a feminista, a monja e toda uma linhagem de Budas ancestrais. Sou em todas e todas são em mim.”, escreve.

Consciente de que a experiência de envelhecer não é igual para todas as pessoas, Em cada instante nascemos e morremos bilhões de vezes está longe de oferecer uma fórmula ou espécie de cartilha a seguir. A partir da própria vivência, Monja Coen questiona maneiras de encontrar leveza à medida que a velhice se aproxima, como lidar com as mudanças no corpo e na saúde e, acima de tudo, procura encontrar uma forma de encarar a morte, propondo o entendimento de que o envelhecer é o resultado de todo o passado no presente e está acontecendo a todo instante.

FICHA TÉCNICA

  • Título: Em cada instante nascemos e morremos bilhões de vezes
  • Autora: Monja Coen
  • ISBN: 978-85-422-2717-8
  • Páginas: 224 p.
  • Preço livro físico: R$ 56,90
  • Editora Planeta | Selo Academia

SOBRE A AUTORA

Monja Coen é a primaz fundadora da Comunidade Zen-Budista Zendo Brasil, criada em 2001. Teve seu primeiro contato com o zen-budismo no Zen Center de Los Angeles, onde fez os votos monásticos em 1983. Residiu por oito anos no Mosteiro Feminino de Nagoia, no Japão, onde se graduou como monja especial, habilitada a ministrar aulas de budismo para monges e leigos. Retornou ao Brasil, em 1995, como missionária da tradição Sōtō Zenshu. Ministra cursos e palestras sempre muito concorridos. Apresentou a série Caminho Zen, pelo canal GNT, e agora apresenta o programa semanal Momento Zen na Rádio Vibe Mundial. Autora best-seller, já teve vários de seus livros publicados pela Editora Planeta: Que sementes você está regando?Zen para distraídosA sabedoria da transformação108 contos e parábolas orientaisAprenda a viver o agoraO que aprendi com o silêncioPonto de virada e Tempo de cura.

SOBRE O SELO ACADEMIA

O selo Academia tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos leitores, apresentando soluções simples para problemas complexos. Fundado por Augusto Cury em 2000, foi incorporado pela Editora Planeta em 2007, passando por um reposicionamento da marca em 2022 . Conta com mais de 170 livros publicados e autores como Monja Coen, Tiago Brunet, Augusto Cury, William H. McRaven, Pablo d’Ors, Rafa Brites, Rossandro Klinjey, Mariana Rios, Chico Xavier, Vera Lúcia Marinzeck, Flávia Melissa e Marcos Mion. O selo Academia engloba seis linhas editoriais: motivacional, inspiracional, espiritualidade, religião, saúde e desenvolvimento pessoal.

Compartilhar

Resenhas recentes

Livro A montanha mágica. Autor Thgomas Mann. Editora Companhia das Letras